Novo Aeroporto de Vitória é inaugurado

11 de maio de 2018 Notícias

Início das operações será a partir das 00h do dia 30 de março. Foram investimentos R$ 559,4 milhões no novo complexo, capaz de movimentar 8,4 milhões de passageiros por ano, duas vezes e meia mais do que atualmente
O novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), será inaugurado nesta quinta-feira (29/3), em cerimônia que contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, além de outras autoridades. O Governo Federal investiu R$ 559,4 milhões no novo complexo aeroportuário, que inclui o terminal de passageiros, com 29,5 mil m²; pista de pouso e decolagem, com 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves do tipo Boeing 767-200; além das pistas de taxiamento de aeronaves.

“A ampliação vai contribuir para o crescimento da economia do estado e proporcionará aos capixabas um aeroporto moderno e confortável, comparável aos melhores do país”, afirmou o ministro Maurício Quintella, acrescentando que as obras no terminal foram priorizadas, apesar das restrições orçamentárias, porque os capixabas as reivindicavam há mais de dez anos. As obras fazem parte do Programa Avançar, que este ano está entregando diversas obras importantes para a população.
CAPACIDADE AMPLIADA EM 2,5X – A nova estrutura permitirá receber 8,4 milhões de passageiros por ano, ampliando a atual capacidade operacional, melhorando o serviço aos passageiros e possibilitando o desenvolvimento do transporte aéreo, da economia e do turismo no estado. Atualmente, a capacidade operacional do atual terminal é de 3,5 milhões de viajantes por ano.
Em 2017, o aeródromo movimentou 2,9 milhões de passageiros, apresentando queda de 3,8% em relação ao ano anterior. Por outro lado, a movimentação de cargas aéreas teve alta de 29,1% no período comparado, atingindo 17,8 mil toneladas.

HISTÓRICO – As obras, iniciadas em 2005 e paralisadas dois anos depois, só foram retomadas em 2014, após novo processo licitatório. Este novo processo licitatório foi feito nos termos do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e o consequente contrato foi assinado em fevereiro de 2015 com o consórcio Jota Ele/Damiani/Empo.

SERVIÇO AO PASSAGEIRO
Início das operações: às 00h desta sexta-feira, 30/3
Acesso ao novo terminal: Avenida Adalberto Simão Nader.


× Faça sua Cotação Aqui